COMO ESCOLHER UM SERVIDOR?

Compreendemos que esta é uma das questões mais importante para quem procura e que dificulta a certeza do investimento a fazer. Acreditamos que não tem de ser assim e podemos ajudar qualquer utilizador (mesmo sem conhecimentos) a ter certeza que fez a melhor escolha!

Categoria: Para ajudar no processo, dividimos todas os servidores em 9 categorias. Selecione uma:

  • VALOR e VALOR PLUS > Orientadas para Uso pessoal, Micro Empresas, partilha de ficheiros, backups e réplicas
  • BUSINESS START, BUSINESS MEDIA e BUSINESS PLUS > Orientadas para Micro e PME's com ERP, CRM, HRM, Acessos VPN, Cloud Privada
  • BUSINESS MEDIA e MEDIA PLUS > Orientadas para Fotografia, Video, Música, Transcodificação por hardware (Servidores de Media Plex e Roon)
  • MEDIA (DAS) > Orientadas para profissionais de media que pretendam apenas armazenamento com proteção RAID sem mais funcionalidades
  • DATACENTER e DATACENTER PLUS > Orientadas para clientes empresariais de topo e requisitos de formatos rack​.

NOTAS IMPORTANTES:

  • As categorias PLUS são superiores em equipamento às categorias sem PLUS, no entanto são equivalentes nas funcionalidades.
  • É possivel que o equipamento de uma categoria consiga executar funcionalidades que indicamos para outra categoria, no entanto não é o mais indicado na sua relação custo/beneficio e no desempenho dessa função. 

Modelo do servidor: Depois de escolher a categoria mais de acordo com o que pretende, tem agora de escolher um servidor de entre vários modelos. Aqui deve atender 4 fatores principais:

  • Baías de discos vs. espaço possivel:
    • Um servidor de 2 discos apenas permite proteção por RAID1 (50% espaço total é útil para documentos)
      • Exemplo: com 2 discos de 4TB, apenas terá 4TB disponivel para os seus dados.
    • Um servidor de 3 ou mais discos já permite proteção por RAID5 (É usado o espaço de 1 disco para a proteção dos dados e todo o restante espaço é util para documentos)
      • Exemplo: com 6 discos de 4TB, terá 20TB (5x4TB) de espaço útil para os seus dados, ficando 1 disco de 4TB a servir de proteção dos dados. Se fosse com RAID1 ficaria apenas com 50% do espaço total como útil para os seus documentos (12TB) dos 24TB no total dos discos disponiveis.
  • Processador: Classificamos a performance de cada processador em %, quanto maior o valor, maior a rapidez do processador.
  • Memória: Deve ser tanto maior quanto mais tarefas executar ou tiver muitos utilizadores no servidor ao mesmo tempo.
  • Preço: Todos os valores apresentados incluem já o conjunto minimo de discos de 1TB, uma UPS ou rack rails nos modelos para Datacenter, serviços Vantagem Partnerplus, IVA e ainda portes de envio (ver condições de envio e faturação)

Caracteristicas: Na fase final da escolha do servidor, deve verificar na descrição se o mesmo tem as ligações e expansão que pretende como por exemplo Thunderbolt/USB/HDMI/GbE(1/10),SFP, SFP+ e Audio. Caso não tenha, procure outro servidor que cumpra todos os requisitos.

Se tudo estiver de acordo com o que pretende, selecione o espaço útil em disco e memória.

 

Espaço Disponivel

Cálculo do Espaço Útil: Deve saber logo à partida que espaço útil vai necessitar para o seu servidor. Para o fazer, comece por avaliar o espaço que tem atualmente ocupado com todos os ficheiros, fotos, videos e musica.

Clique com o botão direito do rato em cima da letra do disco acerca do qual pretende saber o espaço utilizado. Em seguida, clique em propriedades e verifique qual o espaço ocupado.

Neste caso temos 54GB (Gigabytes) ocupados e se dividir este valor por 1000 obtém 0,054TB (Terabytes). Assim, o espaço que tem atualmente ocupado é a soma de todos os valores apurados nos seus discos.

Deverá escolher um espaço útil para o seu servidor que contemple esse valor e mais alguma expansão que possa caber no orçamento que definiu. Quanto mais espaço disponivel agora, menos arrisca comprar mais discos e servidores no futuro. Para além disso é sempre útil deixar algum espaço livre que garanta uma boa performance do sistema. Imagina o disco do seu PC completamente preenchido? Deve ainda reservar 10 a 20% do espaço total para guardar snapshots (pontos de recuperação no tempo) para armazenar e recuperar de eventuais ataques de ransomware facilmente.

Cálculo da Memória Necessária: Assim como para o processador, também aqui tudo depende das tarefas que vai desempenhar no servidor, não havendo por isso uma regra geral que responda a todas as necessidades. Necessita de mais memória e processador quanto mais existirem:

  • tarefas em simultâneo,
  • acessos de utilizadores,
  • processamento de video, som e/ou imagens,
  • virtualização (memória total deve ser > ou = à soma da memória das máquinas virtuais)

Qual a vantagem da Partnerplus?

Escolha o seu Servidor Multifuncional

Ainda não consegue escolher, deixe que nós ajudamos, contacte-nos, ou deixe a sua mensagem!

 

Fale connosco e siga-nos em:
WhatsApp  Skype  Facebook Partnerplus LinkedIN
 
ConfioCICAP-RAL-EU Online Dispute Resolution